Menu do Site
Volte à página inicial Notícias Produtos Um pouco sobre nós Apresentações Cursos do Espaço Cultural Projetos e Pesquisas Veja nossa programação cultural Artigos Publicados Fale Conosco!

       
     
     
  Nossa Galeria de Fotos    
  Nossos Parceiros e Colaboradores    
       
  Conheça os Integrantes do Grupo:    
  Integrantes República    

     
 
 
 

Residência Artística - O República Cênica, em comemoração aos seus doze anos de atividades, realizará Residências Artísticas internacionais: Celrá (Barcelona-Espanha), em Faro (Portugral) em Xangai (China). Acompanhe o dia a dia destas atividades no nosso blog:

Blog 12 anos

 

 


Em 1997 o Grupo República Cênica foi formado com a intenção coletiva de investir em um trabalho de pesquisa e criação artística, aliando a prática e a composição de espetáculos com a reflexão e o estudo sobre a formação do intérprete e a dimensão sócio-histórica da cultura.

Compromissados com a continuidade, buscamos sempre nos estudos sobre o Teatro e sobre a Dança Contemporânea - que apresentamos em forma de espetáculo, oficinas, publicações, comunicações e compartilhamentos - afirmar e defender nossa crença na utopia da mudança social e cultural realizada por meio da livre expressão da arte e pelo investimento nos bens de valores simbólicos.

Deste modo, ao longo destes 12 anos de atividade, buscamos diariamente potencializar nossas convicções e nossos objetivos e nos lançarmos na luta por uma transformação na realidade política/cultural de acordo com as condições reais da sociedade contemporânea.

Ao longo deste percurso conquistamos amizades, estabelecemos parcerias, aprendemos constantemente com nossos erros e acertos e, acima de tudo, mantivemos vivas nossas inquietações que alimentam e inspiram nossas criações.

Também, nesse caminho de intenso trabalho, os intérpretes/pesquisadores do República Cênica desenvolveram investigações artísticas, realizaram vários intercâmbios nacionais e internacionais, participaram de festivais de teatro e de dança e promoveram inúmeras atividades de criação e formação.

Desde o início das atividades do grupo, nossa pesquisa artística é desenvolvida a partir da relação interdisciplinar do teatro e a dança, abordando o tema CORPO E PODER e as linhas de pesquisa:

Dramaturgia do corpo; corporeidade da voz; dança da personagem; a improvisação na poética do intérprete.

Como resultado deste conjunto de atividades e investigações elaboradas, o grupo possui um repertório de espetáculos, dentre os quais se destacam:

1999  - A Fábula da Morte Rubra, espetáculo  baseado no conto "The Mask of the Red Death: a Fantasy", de Edgar Allan Poe. 

2000   - A História que Eu contei,  espetáculo desenvolvido pelo projeto Trem-Ato com base em acontecimentos históricos da Independência e República do Brasil, apresentado na Maria Fumaça de Campinas com Patrocínio da Petrobras.

2000/2004 - Voz Mercê, poesia cênica que apresenta fragmentos simbólicos do universo caipira. São abordados aspectos do comportamento, das emoções, dos desejos, das comunicações que determinam códigos específicos gestuais e da fala no universo do homem caipira.

2001/2004 - Reminiscências, espetáculo de dança contemporânea que aborda, de maneira sensível e intensa, questões que nos remetem a refletir sobre a condição da mulher na sociedade contemporânea.

2003 - Instantes - Demonstração técnica  de dança contemporânea inspirada no poema Instantes, cuja a autoria é atribuida de forma polêmica a Jorge Luis Borges.

2003 - Catrevage - Demonstração técnica do processo de criação teatral que desenvolve a temática da cultura do caboclo/pescador, por meio das técnicas da pesquisa de Contadores de Histórias desenvolvida pelo grupo.

2004 - Ambulante - espetáculo de dança contemporânea cuja criação está amparada em experiências advindas da observação do comportamento de ambulantes, os quais percorrem os espaços caóticos urbanos do centro da cidade de Campinas na tentativa de sobreviver do subemprego. Refletindo sobre a mercantilização do corpo e da dança, o espetáculo coloca o mundo (humano) à venda, tornando valores e sentimentos símbolos descartáveis. 

2005 - Entre Goivas e Cinzel -  Espetáculo teatral Impulsionado pela abordagem do sistema educacional, que propõe ao público uma experiência sensível, transpondo o universo temático para relações interpessoais. Desse modo, apresenta o tema às vezes contextualizado, às vezes de forma atemporal, e às vezes metaforizado. (TOPO)

 

Copyright